sexta-feira, 15 de abril de 2011

UM AZAR DO CARAÇAS

Última dia de aulas antes de umas férias de três semanas. Saio meia hora mais cedo da última aula porque tenho de ir ao banco resolver uns assuntos.
O banco fecha às três. Portanto, tenho uma hora para lá chegar. Não estou preocupada. Tenho bastante tempo que até páro para conversar uns minutinhos com uma amiga.
Olho para o relógio e acho que já está na hora de ir andando para a estação do Colégio Militar. Apanho o metro por volta das 14h30. Ainda tenho meia hora para chegar ao Cais do Sodré. Mudo de linha, na Baixa-Chiado, e ainda espero uns dois minutos pelo outro metro.
Começo, então, a ficar preocupada: só tenho dez minutos para subir todas as escadas da estação, passar por todas as cancelas, atravessar a rua e entrar no banco antes das 15h00. Saio da carruagem e opto por ir pelas escadas da esquerda, uma vez que estou mais perto dessas. Chego à cancela, a luz verde acende-se e eu passo. Subo as escadas e encontro outra cancela. Reparo que esta é diferente. Passo o passe na maquineta e acende-se uma luz vermelha. Tento uma e outra e outra vez, mas a luz verde não se acende. A pressa fala mais alto e eu cometo um grande erro: decido passar pela cancela atrás de uma mulher. Pensei que o problema fosse do passe ou de outra coisa qualquer.
Subo as escadas rolantes e estou na estação de comboios do Cais do Sodré. Vejo outra cancela à minha frente. Bolas! Só espero que dê verde. Caraças! Outra vez a luz vermelha.
Então, inocentemente, dirijo-me a um fiscal e explico-lhe a minha situação. Naquele preciso momento, tinha chegado um comboio à estação e o homem pensa que eu também tinha vindo nesse comboio. Explico-lhe a minha história toda, mas nada o convence de que eu estou a falar a verdade. Expliquei-a a mais três ou quatro fiscais e todos acham que eu estou a mentir.  Vejo uma mulher a preencher um papel. Reconheço-o imediatamente e os meus olhos enchem-se de lágrimas. A senhora estava a passar-me uma multa.
Chorei, solucei, implorei, disse a verdade quinhentas vezes, mas ninguém acreditou nas minhas lágrimas.
Saí da estação, pela maldita cancela, com uma multa de 130 euros.

Obrigada CP por estragares o meu dia.
Agora preciso de uma música para animar. Fiquei mesmo chateada. EU NÃO ANDEI DE COMBOIO!!!
E como não adianta chorar sobre o leite derramado, vou tentar ser irónica, rir, sei lá... É por isso que a música de hoje é "I Need A Dollar". Na realidade, I need 130 euros

6 comentários:

  1. Isto é mesmo verdade? Estou chocada. Obrigaram-te a pagar uma multa porque pensaram que tinhas andado de Comboio sem pagar?

    Apresenta queixa. Existem câmaras no comboio. Tens uma professora e alunos que testemunham que tiveste na faculdade.

    :|

    ResponderEliminar
  2. Eu pedi ao metro para me dar uma declaração a confirmar que às 14h50 eu estava no metro. O problema é que eu estava dentro da estação sem título de transporte válido. Eles podem multar-me por isso. Acho que vou mesmo ter de pagar os 130 euros :(

    ResponderEliminar
  3. Mas era um cartão viva ou o pass? E não tinhas mesmo comprado? Não tens o recibo? Isto é ridículo.

    ResponderEliminar
  4. Eu só tenho passe do metro e autocarro. Eu devia ter saído pela pela saída do metro e não pela estação do comboio. E como fui apanhada dentro da estação do comboio sem passe ou bilhete de comboio, posso ser multada. Se eu soubesse isto, não tinha passado

    ResponderEliminar
  5. O comboio tem câmaras. Por isso, mexe os cordéis! Não pagues isso. Se eles querem a multa paga que provem que lá estiveste. É ridículo. Que é que ias fazer para a linha de Cascais? É uma questão de provares. Com esse dinheiro vais a um festival à escolha!!

    ResponderEliminar
  6. Pobre Mica, isso é que foi azar! =S
    Mas vai fazer queixa e arranja uma prova de que não andaste de comboio! Eu ando de metro e comboio, também na linha de Cascais, todos os dias e realmente, quem não conhecer bem o sítio, não sabe onde é a saída do metro e sai pela do comboio. E as máquinas da primeira cancela nem sempre aceitam os passes - quer sejam do comboio ou não... Falo por experiência própria. É confuso =|
    Aplica-te e vai lá reclamar =D
    Beijinho*

    Cátia

    ResponderEliminar