domingo, 15 de maio de 2011

Eles não desiludem ninguém - só os parvos

Tenho de confessar uma coisa: estava com receio de que este quarto álbum dos Arctic Monkeys me fosse desiludir.
Esta inquietação não me assombrou até ouvir "Reckless Serenade". A música não é má, mas também não é nada de especial. Ao juntar isto a uma pseudo-discussão no facebook sobre a genialidade dos Arctic Monkeys - a pessoa em causa não gostou do Humbug e acha que o Suck It and See vai ser uma porcaria -, comecei então a questionar a qualidade do novo trabalho dos meus meninos.
Mas esse receio só me perturbou até há bocado, quando ouvi as duas músicas novas: "Library Pictures" e "The Hellcat Spangled Shalalala". A primeira tem definitivamente influências do álbum anterior (/Josh Homme), mas tem uma sonoridade mais pesada e rock and roll do que nunca. Para mim,  isso nota-se perfeitamente na forma como as guitarras e o baixo se combinam. Adoro como a música é entrecortada com uma melodia mais calma, à qual se segue, depois de uma contagem decrescente (!), outra vez a cadência acelerada, a postura rebelde, o solo do Alex e, para terminar, um "ip. dip. dogshit, rock and roll".
"The Hellcat Spangled Shalalala" é bem diferente da primeira e também do Humbug. É, digamos, mais leve e jovial - o shalalala shalalala ajuda muito. Será esta a Mardy Bum/Fluorescent Adolescent/Cornerstone do álbum? Parece-me uma boa candidata.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário